sexta-feira, 1 de março de 2013

Qual é o melhor smartphone do momento?

Testamos o iPhone 5, Galaxy S3, Lumia 920, LG Optimus HD, Motorola Razr HD e o Xperia S. Confira o vencedor!


É claro que tela maior significa também mais peso. Porém, aqui, novamente, o S3 se dá bem. Apesar do tamanho, o aparelho é super leve, com apenas 133 gramas.O mesmo peso do LG Optimus. Na balança, a disputa ficou assim: o mais leve é o iPhone, com 112 gramas. Em seguida, vêm o S3 e o Optimus da LG, com 133 gramas. Um pouco mais pesado, o Xperia S aparece em seguida, com 144 gramas, seguido de perto pelo Motorola Razr HD, com 146 gramas. Quem chama a atenção pelo peso é o Nokia. Nada menos que 185 gramas. Acredite, esse é realmente um celular de peso. Você nunca vai esquecer que ele está no seu bolso. Se celular leve é sua escolha, o iPhone 5 fica no topo, com o Nokia chegando por último.
No papel, o Xperia S é quem primeiro chama a atenção. Sua câmera traseira oferece nada menos que 12 megapixels. Mas... nos nossos testes, isso não significou o melhor desempenho. Aliás, para sermos sinceros, ficamos meio desapontados com o resultado dessa câmera: esperávamos mais dos 12 megapixels. Notamos deficiência especialmente em ambientes com menos luz... Aqui, quem se deu bem foi a Nokia. Sua câmera traseira traz 8.7 megapixels, completados pelo sistema Pure View. Para quem não conhece, o Pure View é um sistema de renderização de imagens criado pela Nokia que tenta – e consegue – dar mais qualidade às fotos. Mas, apesar da ligeira vantagem da Nokia, o Galaxy S3 e o iPhone 5 não ficaram muito longe. Na verdade, a vantagem da Nokia ficou mais evidente apenas em ambientes com menos luz. Nos ambientes com luz natural, por exemplo, o S3 foi quem se saiu melhor. Na fotos tiradas em close, o iPhone 5 foi o campeão. Quem ficou por último no quesito fotos foi a Motorola. E já está virando tradição. A Motorola parece não se entender com as câmeras de seus smartphones ultimamente... No quesito foto, a ponta fica com a Nokia, seguida de perto pela Samsung e pela Apple.
Esse quesito é para quem adora os detalhes técnicos. Mas, é preciso que se diga, aqui, nem sempre o que está no papel significa o que você tem como experiência de uso. S3 e Optimus são os únicos quad-core desse teste. No caso do S3, isso significou estar, quase sempre na primeira posição em termos de performance. Mas... o desempenho é resultado da integração entre processador, memória, chip gráfico e sistema operacional. E aí as coisas se complicam. O iPhone 5 usa o processador A6, desenhado pela própria Apple, que se integra ao iOS 6, sistema operacional da maçã. O resultado é que o iPhone 5 foi o aparelho que mais rapidamente navegou pela internet. A velocidade do browser foi quase 20% superior ao do S3, que ficou em segundo lugar. O mesmo vale para a reprodução de vídeos e renderização de gráficos complexos. A unidade gráfica do iPhone 5 superou todos os concorrentes e sobrou na disputa. Resultado: o Galaxy S3 tem o processador mais rápido entre os testados, mas no desempenho do dia-a-dia, a plataforma da Apple acaba por superar a Samsung na navegação de internet e nos recursos gráficos.
Aqui, outra batalha. Cada um dos 3 sistemas operacionais tem pontos fortes e fracos. E seria preciso um Laboratório Digital inteiro só dedicado a eles para explorar as diferenças. Fazendo um resumo, dá para dizer que todos eles são sistemas estáveis, rápidos e super eficientes, com interfaces capazes de agradar a todos. O iOS e o Android levam vantagem sobre o Windows 8 no quesito quantidade de aplicativos. Como são mais antigos, suas lojas de aplicativos são muito maiores. Mas, já há milhares de aplicativos também para o Windows Phone. No quesito segurança, o iOS é de longe o vencedor. Até hoje quase não se sabe de vírus capazes de infectar iPhones. O mesmo não se pode dizer do Android. Até por ser uma plataforma aberta, o sistema do Google já é vítima de vários malwares. O Windows Phone ainda não entrou na mira dos bandidos virtuais apenas porque sua participação de mercado é pequena. Ou seja, pode ser apenas questão de tempo. A Apple quebrou a cara com seu sistema de mapas, mas, felizmente para os usuários, o Google Maps já está mais uma vez disponível para os iPhones. O Windows Phone traz a vantagem da plena integração com o pacote Office da Microsoft – o que pode ser importante, especialmente no uso corporativo. O Android é de longe o mais versátil e mais aberto, e acaba se beneficiando de novidades do Google antes dos outros. É o caso, por exemplo, do navegador GPS, que continua melhor no Android que no iOS. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário