quinta-feira, 14 de março de 2013

Jovens propõem novo modelo de compras coletivas

Projeto que nasce no interior de São Paulo estipula mensalidade de R$ 9,90 por promoções ilimitadas e diárias 


Divulgação
Sócios do Macacupom
Marcelo Gripa

Os sites de compras coletivas já viveram dias mais nobres no Brasil. O boom do mercado nos últimos anos levou ao inchaço do setor e à consequente explosão de reclamações sobre a má qualidade dos serviços. A reformulação se fez essencial para garantir a sobreviência.

Atentos a esta demanda, quatro jovens empreendedores na faixa dos 25 anos, dos quais dois ainda estão na faculdade, criaram uma alternativa às ofertas avulsas praticadas por Peixe Urbano, Groupon e outros. Trata-se do "Macacupom", que começa a nascer a 320 km de São Paulo, na cidade de Bauru.

O site cobra mensalidades de R$ 9,90 dos usuários para oferecer cupons de promoções ilimitadas e diárias. Quem adere ao clube ganha um carteirinha de sócio para levar aos estabelecimentos cadastrados, ao invés de precisar apresentar vouchers impressos.

"Há falhas no modelo de compras coletivas tradicional, que não é sustentável. O gasto é alto para trazer clientes e o comércio tem prejuízo porque divide as receitas com os sites. Além disso, as pessoas reclamam da baixa qualidade do serviço", diz Nino Marques, um dos sócios do Macacupom.

Para transformar a plataforma em um clube de exclusividade, Marques busca parceiros fixos em diversas categorias, de lanchonetes a academias. As lojas não dividem a receita angariada com as promoções; para participar do grupo, basta que se comprometam a conceder descontos a fim de manter ativo o negócio.

"Até agora tivemos 99,9% de aceitação. Os parceiros nos ajudam com as promoções, que atraem usuários, e nós oferecemos as condições para que eles façam isso", explica. Futuramente, espera-se que o site ofereça outros tipos de benefícios aos usuários, como ingressos para cinemas.

O serviço começa a funcionar oficialmente em 2 de abril, com ofertas disponibilizadas apenas aos moradores de Bauru. Por enquanto, a plataforma registra 377 usuários e 32 parceiros. A expectativa até o lançamento é formar uma base de mil pessoas, com até 100 estabelecimentos cadastrados.

Segundo Marques, quatro consultores comerciais trabalham para levar o Macacupom a cidades maiores do Estado, entre elas a capital. A expansão vai depender da captação de parceiros e, principalmente, da adesão do público ao novo modelo.

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