segunda-feira, 18 de março de 2013

Os desafios das startups

60% dos universitários brasileiros têm o sonho de abrir o próprio negócio 

 
"A velocidade de abrir e fechar uma empresa, os fatos jurídicos e, principalmente, as leis trabalhistas precisam ser revistas para dar vazão a este jovem que quer montar o próprio negócio receba qualidade de investimento que seja beneficiada com ajuda do governo", afirma Ricardo Sodré, sócio-fundador da Project A.

"Além do espaço físico, as pessoas colaboram umas com as outras e se ajudam e você tem uma cooperação, porque o jovem obviamente não tem maturidade no negócio (ele está começando a carreira) e toda a colaboração é bem-vinda", completa Sodré.

Ainda assim, o Brasil está bem atrasado em relação a países como os Estados Unidos, por exemplo – principalmente se comparado ao Vale do Silício, na Califórnia – berço das maiores empresas de inovações tecnológicas do mundo. Lá existe todo um ecossistema favorável às start-ups. Veja o Facebook, hoje a maior rede social da web. Você acha que Mark Zuckerberg entendia algo sobre termos jurídicos, financiamento e contabilidade quando teve a ideia de criar o Facebook? A diferença é que lá, quando ele surgiu com a ideia, teve enorme apoio de serviços e pessoas que ajudaram a empresa a se posicionar. 
"Você tem de ter um conceito de resiliência e não pode desistir do seu sonho. Você tem adaptá-lo ao que você está recebendo do usuário que está testando o seu consumidor, ajustando o 'Business', mas você não pode desistir", aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário