sexta-feira, 29 de março de 2013

Rede social para colorir muros levou quase um ano para ficar pronta

Conversamos com um dos responsáveis pela ideia de buscar cor com a ajuda da arte


Reprodução
Color+City



“Mais cor, por favor!”. Com esse lema foi apresentado na última segunda-feira, 25, o Color+City. O projeto é uma espécie de rede social que permite a qualquer pessoa doar seu muro para alguém pintá-lo como desejar.



“A ideia é que as pessoas deixem a cidade mais colorida, seja através do grafite ou de qualquer outra arte. Se um grupo de crianças quiser pintar um muro seria lindo também. Queremos cor!”, explica Roberto Martini, CEO da Flag, uma das responsáveis pelo projeto, ao Olhar Digital.



O conceito foi criado por Gabriel Pinheiro e Victor Garcia, entusiastas da arte de rua. Ao todo, o projeto levou 11 meses para concretizar-se.



Quem for proprietário de um muro e quiser dar cor a ele pode utilizar o Color+City para doar o espaço a um artista. Quem escolher pintar aquela parede terá o local reservado por 35 dias. Cada pessoa tem direito a apenas um muro por vez.



O dono do espaço pode até conversar com o pintor e combinar algo com ele, mas o artista tem 100% de autonomia na arte que fará. Com isso, ninguém pode cobrar pela área nem pela pintura. É uma troca.



O bacana é que, além de o proprietário poder subir fotos do muro, o grafiteiro consegue montar seu portfólio pelo Google+. Assim, fica mais fácil de ambos escolherem o melhor espaço e o artista ideal.



A Flag abraçou o projeto e passou a apresentá-lo a uma série de empresas. Muitas se tornaram parceiras e ajudaram na concretização da rede social. Uma das companhias que mais colaborou foi o Google, que já havia lançado, na semana anterior, uma galeria digital com fotos de muros grafitados em São Paulo.


Reprodução 


“O projeto foi desenvolvido em grupo, cada um ajudando um pouco. A Flag/CUBOCC estruturou, criou e produziu; o Google entrou com tecnologia e ajudou a custear parte do projeto; diversos parceiros fizeram a sua parte, desde a divulgação, engajamento a outras coisas”, conta Martini.



O Color+City estreou em São Paulo, mas funciona no mundo inteiro. Qualquer um pode participar. “É um projeto para o mundo, e não somente para São Paulo. No primeiro dia já tivemos muros sendo doados em muitos lugares do Brasil. A ferramenta não tem nenhuma restrição”, diz Martini.



Para o usuário cadastrar-se e doar um muro ou escolher um para pintar, tudo o que ele precisa é de uma conta no Google+. Todo o resto é gratuito. “É importante mencionar que esse projeto só aconteceu porque ele faz sentido para todas as pessoas que se envolveram na construção dele. Por isso é um grupo tão grande, como você poderá ver no rodapé do site. E esse grupo já está crescendo. No primeiro dia, diversas pessoas, marcas e organizações se ofereceram para ajudar. É um projeto sem dono e com a parceria de muitos. Só assim foi possível colocá-lo no ar e só assim será possível mantê-lo funcionando”, conclui um dos responsáveis pela ideia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário