segunda-feira, 4 de março de 2013

Conheça os 9 escritórios de tecnologia mais bacanas de SP

The Next Web listou os locais que se destacam na maior cidade da América Latina



The Next Web
Kekanto
"São Paulo pode não ser a cidade mais bonita do mundo..." É assim que Anna Heim, escrevendo ao The Next Web, começa seu texto para falar sobre quão interessantes são alguns escritórios de empresas que tratam de tecnologia por ali. A introdução é autoexplicativa, pois a capital paulista não é conhecida por ser vistosa, mas por ser vibrante - neste sentido, quem trabalha num mercado vanguardista como o de tech sabe que precisa de mentes frescas, cativadas; e nada melhor do que um ambiente estimulante para que isso seja realidade.

Anna reuniu nove exemplos de companhias que pensaram nisso, com destaque à explicação de Pompeo Scola, vice-presidente de desenvolvimento organizacional do Buscapé, sobre por que é importante prover um bom local de trabalho: muitos funcionários optam por chegar cedo e sair tarde, só para não ter o desprazer de enfrentar o trânsito.

Não se trata de um ranking, mas a primeira citada é a Airbnb, cujo escritório, localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, possui ambiente acolhedor, com vista para a cidade e uma mesa gigante de ping-pong conquistada em uma competição global que envolveu todas as outras sedes da companhia.

Reprodução
Mesa de pingue-pongue é destaque da Airbnb

Depois vem o Buscapé, cujo principal prédio está entre os arranha-céus da Avenida Paulista, do qual ocupa quatro andares num total de 1 mil metros quadrados. O mobiliário da empresa é modular, podendo ser modificado para pequenas reuniões, e tudo parece uma grande colméia, o que facilita a proximidade das equipes. Há vários espaços com cafés e uma área de massagem, além de jogos eletrônicos e tradicionais (como, também, ping-pong).

Outra a aparecer foi a Flag, holding que controla a agência digital CUBOCC e a aceleradora interna S_Kull. A peculiaridade aqui é que todas as entidades ocupam o mesmo espaço, que, ressalta Anna, "ficou conhecido por sua excentricidade". A sala de reunião, por exemplo, também é uma galeria, e foi dada bastante atenção ao design de interiores, a ponto de o mobiliário conter verdadeiras peças de arte.

Como não poderia faltar, o Google foi listado, apesar de seus novos escritórios, também na Faria Lima, terem sido inaugurados há pouco tempo. O Google entrou por um motivo simples: a companhia trouxe ao Brasil o padrão empregado no mundo todo, com restaurantes, salas de relaxamento, jogos etc.

Reprodução
Com escritórios 'malucos' no mundo todo, Google Brasil não é diferente

A seguir o TNW fala da Predicta, empresa de inteligência de web que opera há meis de dez anos e, em 2012, se juntou ao Grupo RBS por meio da holding e.bricks Digital. São dois andares de um prédio na Vila Olímpia, bairro que já abriga outras empresas de tecnologia. Cada um dos 150 funcionários está livre para personalizar sua mesa, sob pretexto de que eles precisam se sentir em casa. Há uma "sala de descompressão", onde é possível relaxar com videogames, lanches, frutas e bebidas - tudo de graça. Além disso, a empresa tem sua própria biblioteca.

Seguindo exemplo de Google e Buscapé, a Kekanto decidiu espalhar redes de descanso pelo ambiente de trabalho - pode-se realmente trabalhar deitado. Grafites de artistas convidados decoram os muros do quintal da empresa, onde os funcionários costumam jogar tênis ou ensaiam com suas bandas de rock.

A empresa seguinte é velha conhecida do The Next Web, por ter abrigado a primeira edição do TNW Brazil Startup Awards, no ano passado. Localizada no Brooklin, a Plug N' Work aluga estações de trabalho e suítes privativas a empreendedores e startups por pagamentos diários ou mensais. Os locatários se beneficiam do ambiente em si e da oportunidade de poder compartilhar experiências com os outros locatários.

Reprodução
Kekanto conta com espaço de recreação com videogames

Outra que já fora olhada pelo site é a Pto de Contato, listada em 2011 entre as donas dos melhores espaços de trabalho da América Latina. São escritórios em estilo galpão, com espaço amplo que conta com várias salas de reunião e um terraço externo para troca de ideias.

Por último aparece a Startup Mansion, uma casa que atualmente abriga nove empresas, que compartilham uma área na Faria Lima com mesa de ping-pong, sacos de feijão e um grafite sobre o Super Mario - "uma combinação interessante", destaca Anna Heim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário