terça-feira, 9 de abril de 2013

Jovem de 17 anos cria máquina de testes de DNA

Gus Turner queria provar aos amigos que tinha laços de sangue com seu irmão mais novo, mesmo com a diferença de cor dos cabelos


Reprodução
Gus Turner
Motivado pelas gozações de amigos da escola, um jovem britânico resolveu ir às vias de fato. Em vez de brigar com eles, Gus Turner, de 17 anos, criou uma máquina que provasse que ele e seu irmão mais novo, Fred Turner, eram filhos dos mesmos pais -- mesmo com a diferença da cor de cabelos.

O aparelho feito por Gus realiza parte dos testes de DNA de laboratórios profissionais. "É uma copiadora de DNA", disse o jovem ao jornal britânico The Daily Mail. Ele gastou um ano e £400, equivalente a R$ 1.200, no seu projeto.

O valor é bem menos que as £3.000 cobradas por uma máquina similar, cerca de R$ 9.000. Chamado de "Reator de Polimerase em Cadeia", ele foi feito com materiais simples. Até um tocador de vídeo está na lista de especificações.

O esforço do Turner mais velho também lhe rendeu prêmio e reconhecimento. Ele foi celebrado como Engenheiro Britânico do Ano e garantiu uma vaga para estudar Bioquímica em Oxford, um dos centros universitários mais renomados do Reino Unido.

Além disso tudo, o primeiro objetivo também foi alcançado. Após uma série de processos químicos e físicos, o jovem conseguiu uma solução concentrada do DNA do irmão. O próximo passo foi enviar o material a analistas laboratoriais que decodificaram os genes, confirmando aos jovens Turner o que eles já desconfiavam: a diferença na cor dos cabelos está numa pequena diferença das bases protéicas do DNA.

O fato também confirmou, evidentemente, que ambos são irmãos de sangue. Resta saber se os amigos vão parar com as brincadeiras com os dois.

OLHAR DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário