Estudo sobre
perfis de usuários do Facebook realizado pela agência Gauge revela qual
é o conteúdo certo para os diferentes perfis encontrados na rede
social.
O Conteúdo Informativo é mais voltado aos jovens de
25 a 35 anos e abordam assuntos que não precisam estar ligados à marca
de maneira direta. Os temas devem captar diferentes características do
universo no qual a empresa está inserida.
Os posts precisam ser rápidos, porém, informativos, e agregar valor
ao cotidiano do usuário. Marcas já consolidadas no ambiente online ou
que estão crescendo neste cenário podem se aproveitar deste tipo de
conceito.
Exemplo de 'Conteúdo Informativo' dá dicas de economia
Exemplo de 'Conteúdo Informativo' dá dicas de economia
Já o Conteúdo de Humor e Diversão é voltado ao
público de 18 a 28 anos. O gênero humorístico pode utilizar situações
cotidianas ou acontecimentos passados. Neste último caso, no entanto, é
preciso abordar temas coerentes com a faixa etária do público-alvo para
ativar a lembrança dos usuários.
Exemplo de 'Humor de Lembrança' usa frase do seriado 'Chaves'
Exemplo de 'Humor de Lembrança' usa frase do seriado 'Chaves'
Ainda neste grupo, a agência dividiu o conteúdo em mais duas frentes: Humor Liberal e Consciente.
O primeiro se concentra em jovens com idade entre 18 a 23 anos, que têm
como principal característica a falta de critério ao curtir uma página.
Este humor é mais escrachado e pode usar situações que não estejam
relacionadas à marca, seus produtos ou universo. Ou seja, qualquer
assunto pode virar uma piada.
Exemplo de 'Humor Liberal'
Exemplo de 'Humor Liberal'
Já o Humor Consciente é voltado ao público mais
velho, de 26 a 35 anos, e deve misturar informação com diversão. Da
mesma forma que o Conteúdo Informativo, os temas devem estar ligados à
marca e o mais importante: não ser apelativo.
Quais marcas devem usar o humor? Empresas que produzem produtos que
proporcionem diversão e entretenimento no ambiente digital e real, como
cervejas, chocolates, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
No Conteúdo Institucional, mais explorado por usuários de 26 anos ou mais, o principal tema é a organização da empresa. Três assuntos são essenciais: História da Marca, Reputação e Imagem, e Conteúdo Administrativo.
A História da Marca (36 anos ou mais) funciona de
forma nostálgica e leva informações aos internautas para que eles se
sintam mais próximos da companhia. Enquanto que o conteúdo de Reputação e Imagem (26 anos ou mais) deve agregar valor à companhia, como sustentabilidade ou responsabilidade socioempresarial. Por fim, o Conteúdo Administrativo (26 anos ou mais) informa mudanças dentro da empresa que proporcionarão algum tipo de benefício ou consequência ao consumidor.
Exemplo de 'História da Marca' usa foto de um modelo antigo de carro
Exemplo de 'Conteúdo Administrativo' convida internauta a fazer parte da empresa
Exemplo de 'História da Marca' usa foto de um modelo antigo de carro
Exemplo de 'Conteúdo Administrativo' convida internauta a fazer parte da empresa
A pesquisa ainda mostra que quando o conteúdo a ser explorado são Produtos, Promoções ou Sorteios,
os internautas de 26 anos ou mais são os que mais se identificam com os
temas. 80% do público curte uma página para participar de promoções ou
ter acesso às novidades sobre produtos que o beneficiem de alguma forma.
A pesquisa alerta para o excesso deste tipo de conteúdo. O abuso de
promoções e sorteios pode atrair o “curtidor interesseiro” e não o
fiel.
Exemplo de publicação de 'Produto'
Se você ficou interessado em saber mais sobre o estudo, leia aqui uma matéria que mostra os perfis dos 'curtidores' do Facebook e as 'culturas de uso' da rede social.
Exemplo de publicação de 'Produto'
Se você ficou interessado em saber mais sobre o estudo, leia aqui uma matéria que mostra os perfis dos 'curtidores' do Facebook e as 'culturas de uso' da rede social.
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