quarta-feira, 5 de junho de 2013

Quatro filmes obrigatórios na cultura nerd



Há pelo menos quatro filmes obrigatórios na cultura nerd. Ele não só retratam a essência de universos que encantam os apaixonados por tecnologia e cultura digital, como são ícones da melhor ficção científica já produzida por Hollywood.
Se você gosta do assunto e ainda não viu, aproveite esse fim de semana para assistir:
 

'Star Wars: the Empire Strikes Back'

 Não há dúvida de que o primeiro filme da saga, A New Hope, dirigido por pelo americano George Lucas, tenha mudado drasticamente a percepção dos expectadores em relação à ficção científica. Mas foi o segundo filme, carinhosamente apelidado de ESB, que mostrou o potencial do gênero – pelo menos para a época. Nele, os heróis simplesmente perdem e a atuação se mostra superior a todos os outros títulos da série. O mérito vai para o diretor americano Irvin Kershner, que costurou bem a trama.

'Blade Runner'

 
Adaptado do livro Do Androids Dream of Electric Sheep, do americano Philip K. Dick, Blade Runner – que foi dirigido pelo inglês Ridley Scott – conta a história de um caçador de androides, também chamados de replicantes, que são bem similares a seres humanos normais. O que mais impressiona no filme é a visão de um mundo dominado por megacorporações, onde é raro ter um animal de estimação que não seja sintético. Recomendado para quem gosta de distopias.

'Dune'

 O filme Dune é baseado no livro homônimo do autor americano Frank Herbert. Dirigido pelo também americano David Lynch, o longa não teve um bom desempenho nos cinemas, e foi considerado como um dos piores de 1984. A história gira em torno de duas famílias que lutam pelo controle de uma importante substância nativa do planeta Arrakis. Um aviso: o filme é bem confuso para quem não leu a obra de Herbert.

'The Hitchhiker?s guide to the Galaxy'

 Apesar de ser bem inferior ao livro, o filme tem bons momentos de humor. A história, baseada na obra do autor inglês Douglas Adams, conta a história da destruição da Terra por uma raça de criaturas avançadas, mas nada inspiradoras, conhecidas como Vogons. Um dos únicos sobreviventes da raça humana consegue fugir do planeta com a ajuda de um mochileiro espacial, que lhe ensina o valor das toalhas durante suas viagens pelo universo.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário