quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Microsoft inicia operação local de cloud computing

 

A Microsoft anunciou hoje o investimento da operação brasileira do seu serviço de computação na nuvem Azure. A partir do primeiro semestre de 2014, empresas do Brasil e da América Latina poderão armazenar localmente seus dados e aplicações.

"Estamos comprometidos a nos reinventar. O país será o centro regional das soluções e produtos Microsoft", disse Mariano de Beer, presidente da empresa no Brasil.

O Windows Azure já está disponível no país desde 2010 e, segundo o executivo, concentra 3,5 mil clientes no país, de todos os portes: pessoas físicas, startups e grandes corporações.

O data center da empresa ficará no Estado de São Paulo, em local não divulgado. Os equipamentos e a operação serão da Microsoft, porém, o edifício é alugado. Isso, no entanto, não será um empecilho para o aumento de capacidade, afirmou o executivo.

A empresa, inclusive, deu a entender que irá criar uma operação do Azure para o norte do Brasil. "Dissemos que trata-se de uma operação no 'sul do Brasil' de propósito. Fiquem ligados", comentou Steven Martin, gerente geral do Azure.

Espera-se que seja investido US$ 1 bilhão em operações globais do Azure, mas a Microsoft não informou quanto deste valor será destinado ao Brasil. Os executivos também não disseram qual será a capacidade de atendimento do novo data center e quanto esperam aumentar da sua base de clientes.

O serviço de cloud terá suporte em português 24 X 7 X 365 para nuvem híbrida e privada, e promete diminuir a latência não somente dos clientes brasileiros, mas de toda a América Latina.

Sobre o Azure

O Windows Azure suporta máquinas virtuais Windows e Linux, SQL Server e Hadoop e estruturas abertas, como Wordpress, Joomla e Drupal. Os desenvolvedores que trabalham em NET, Java, PHP, Node.js e Python também podem usar o SDK disponível gratuitamente neste link.

Mil clientes são adicionados por dia pelo produto, sendo que 54% deles fazem parte do ranking da Fortune 500. Atualmente 170 mil sites são armazenados no serviço da Microsoft.


Nenhum comentário:

Postar um comentário